Atividades inclusivas são estratégias pedagógicas, que objetivam construir oportunidades reais de aprendizagem para todos os alunos. Permitem a interação de todas as crianças em sala de aula, levam em consideração as peculiaridades dos alunos e suas diversas maneiras de aprender. São atividades que exploram as experiências prévias dos alunos, suas sensações e sentidos diante do novo. Desenvolvem, também, as habilidades e a criatividade, tanto de professores, quanto dos alunos, motivando e despertando a vontade de aprender e de relacionar a nova aprendizagem às experiências de vida. Para planejar e realizar estas atividades, os professores podem fazer uso de diversos tipos de materiais, como papéis de diferentes texturas, cores e gramaturas, materiais recicláveis, sucata, tecidos, isopor, plumas, penas, restos de lã, barbantes, botões, contas e mais uma infinidade de coisas que a criatividade ajudará a encontrar. As sugestões que fazemos a seguir pretendem, principalmente, despertar em vocês, professores, a vontade de experimentar estas atividades em sala de aula e, ao mesmo tempo, a vontade de criar outras muitas atividades inclusivas, a partir de idéias simples e dos interesses de sua classe.
Pensando na dificuldade que os professores que trabalham com inclusão tem para encontrar atividades voltadas para cada tipo de deficiência criei este blog para compartilhar atividades,troca de experiências e suporte para esses profissionais e demais interessados.
terça-feira, 27 de setembro de 2016
O que são atividades inclusivas?
Atividades inclusivas são estratégias pedagógicas, que objetivam construir oportunidades reais de aprendizagem para todos os alunos. Permitem a interação de todas as crianças em sala de aula, levam em consideração as peculiaridades dos alunos e suas diversas maneiras de aprender. São atividades que exploram as experiências prévias dos alunos, suas sensações e sentidos diante do novo. Desenvolvem, também, as habilidades e a criatividade, tanto de professores, quanto dos alunos, motivando e despertando a vontade de aprender e de relacionar a nova aprendizagem às experiências de vida. Para planejar e realizar estas atividades, os professores podem fazer uso de diversos tipos de materiais, como papéis de diferentes texturas, cores e gramaturas, materiais recicláveis, sucata, tecidos, isopor, plumas, penas, restos de lã, barbantes, botões, contas e mais uma infinidade de coisas que a criatividade ajudará a encontrar. As sugestões que fazemos a seguir pretendem, principalmente, despertar em vocês, professores, a vontade de experimentar estas atividades em sala de aula e, ao mesmo tempo, a vontade de criar outras muitas atividades inclusivas, a partir de idéias simples e dos interesses de sua classe.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário